18.12.15

Opinião: Illuminae

Título: Illuminae
Autor(a): Amie Kaufman & Jay Kristoff
Editora: Oneworld Publications
Formato: Paperback
Dos Mesmos Autores Li Também: These Broken Stars, This Night So Dark, This Shattered World (Amie Kaufman)
This morning, Kady thought breaking up with Ezra was the hardest thing she’d have to do.

This afternoon, her planet was invaded.

The year is 2575, and two rival megacorporations are at war over a planet that’s little more than an ice-covered speck at the edge of the universe. Too bad nobody thought to warn the people living on it. With enemy fire raining down on them, Kady and Ezra—who are barely even talking to each other—are forced to fight their way onto an evacuating fleet, with an enemy warship in hot pursuit.

But their problems are just getting started. A deadly plague has broken out and is mutating, with terrifying results; the fleet's AI, which should be protecting them, may actually be their enemy; and nobody in charge will say what’s really going on. As Kady hacks into a tangled web of data to find the truth, it's clear only one person can help her bring it all to light: the ex-boyfriend she swore she'd never speak to again.

Told through a fascinating dossier of hacked documents—including emails, schematics, military files, IMs, medical reports, interviews, and more—Illuminae is the first book in a heart-stopping, high-octane trilogy about lives interrupted, the price of truth, and the courage of everyday heroes.
É difícil não ter ouvido falar deste livros nos últimos tempos. Este é um dos livros mais populares este ano e ganhou essa popularidade pela forma única como está escrito. Foi por essa e única razão que comprei este livro e decidi lê-lo, sem saber muito mais sobre a história sem ser que era um sci-fi que se passava muitos anos no futuro e depois de um desastre qualquer.

Vai ser um pouco difícil fazer uma opinião deste livro porque não quero contar muito, uma vez que eu o comecei a ler sem saber nada e sinto que isso tornou a experiência de leitura melhor, e também porque é difícil dizer o que achei sobre ele.

Se querem um livro completamente diferente de tudo o que leram até agora, este é o livro ideal. O livro é contado apenas através de uma série de ficheiros diferentes como documentos oficiais, páginas de diário, mensagens, etc.

Admito que as minhas expectativas extremamente elevadas me tenham deixado pensar que ia amar este livro e que se iria tornar num dos meus preferidos do ano. Não foi bem assim, mas também não ficou muito atrás disso.

De forma geral, adorei tudo. A forma como o livro nos é contado de uma forma completamente única e nunca antes vista, a história, as personagens, tudo.

A história do livro é espectacular e deixa-nos constantemente on the edge of our sit. Não quero contar nada do que acontece porque nós começamos sem saber nada e é com cada plot twist, um atrás do outro, que começamos a duvidar de tudo o que lemos até ali. Houve uma parte em que me senti tão traída com o que tinha acontecido a uma das personagens que tive de parar de ler para me acalmar um pouco. Era uma coisa que não estava à espera que acontecesse e que me deixou ainda mais agarrada ao livro.

Apesar de ter adorado a história, não posso deixar de mencionar que no início me foi difícil entrar mesmo na história. Apesar de estar muito curiosa para ver onde a história me levava, demorei um pouco a habituar-me à forma como a história nos era contada. O facto de estar sempre a mudar a forma de contar (passava de documentos para mensagens, de e-mails para relatórios, etc.) fazia com que eu só conseguisse ler 10 páginas de uma vez sem me distrair com outra coisa qualquer. Talvez não tenha sido só culpa do livro porque o li numa altura em que andava mais cansada com as coisas da faculdade, mas demorei cerca de 200 páginas (que se lêem tão rápido como 50, para ser sincera) a entrar verdadeiramente no livro. O meu conselho é lerem este livro quando conseguirem encontrar um tempinho em que não tenham de se preocupar com mais nada sem ser o que as personagens passam.

Quando comecei a ler este livro, esperava que tivesse algum romance, pela sinopse, mas não esperava gostar tanto da relação dos protagonistas. A Kady e o Ezra começam como ex-namorados e a relação deles no início é das coisas mais divertidas de ler. Eles odeiam-se mas não se odeiam. A relação deles foi a minha parte preferida neste livro, não fosse eu, eu. As conversas entre eles são sempre super inteligentes e divertidas, com algumas partes fofas pelo meio. Este casal é um dos meus preferidos do ano e sei que vai ser o de muita gente. Há romance mas nunca é mais importante que a história. Garanto-vos que mesmo quem não goste nada de romance nos livros, não se vai importar nada de ler sobre estas duas personagens.

Sem querer contar muito sobre a história, chega a uma parte do livro em que a narração do livro é maioritariamente feita de uma só forma e essa parte aborreceu-me um pouco, para ser sincera. Acho que a ideia foi genial e até bem conseguida, mas não me conseguiu agarrar tanto como a primeira parte do livro conseguiu. Continuei a gostar imenso do livro mas sinto que essa parte foi o que impediu de este livro se tornar num dos meus livros preferidos. Gostei dessa parte mas não adorei, para colocar as coisas de forma mais simples e concreta.

Uma coisa que este livro conseguiu fazer foi despertar em mim emoções muito fortes. Estava completamente envolvida na vida das personagens e no que eles estavam a sentir. O que achei mais genial foi como, através de uma narração tão única, os autores conseguiram desenvolver espectacularmente as personagens e fazer com o leitor gostasse delas, mesmo não lendo pela sua perspectiva (apenas com a excepção de algumas páginas do diário da Kady).

Tanto a Kady como o Ezra foram protagonistas espectaculares, especialmente a Kady. Ela é definitivamente uma das minhas personagens femininas preferidas de sempre. Super badass, inteligente, hilariante e percebe imenso de computadores. Com esta qualidades tornou-se rapidamente na minha personagem preferida do livro inteiro.

Todo o trabalho envolvido neste livro, desde a criação de mapas da nave à invenção de todos os emails, relatórios, etc. é genial. É mesmo um daqueles livros a não perder porque é uma experiência de leitura incrível.

O final é espectacular e mal posso esperar para poder ler o segundo livro em 2016. Este é o primeiro de uma trilogia e depois do fim de Illuminae quero ver onde é que esta história me vai levar a seguir. Recomendo muito, especialmente pela experiência de leitura. O hype é definitivamente merecido, na minha opinião.

2 comentários:

  1. Oii Catarina!

    Tenho expectativas com esse livro. Ele será publicado em espanhol agora em 2016 e a espera já começou. Jay Kristoff é um autor que gosto muito, ele escreveu uma trilogia chamada War of Loto que se passa no Japão e é simplesmente fantástica e Amie é autora de These Broken Stars, ou seja, duas pessoas que me fazem esperar por um grande livro! Esse livro é uma série ou é autoconclusivo?
    Desde já, passo para desejar-te felizes festas. Me vou de férias por um mês, preciso desconectar um pouco de tudo e simplesmente não fazer nada....haha e enfim, acredito que esse é meu último comentario aqui este ano de 2015, assim que desejo muita alegria, paz, amor felicidade e livros para ti em 2016!

    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é o primeiro de uma trilogia.
      Muito obrigada Alice! Desejo-te um ano muito feliz e boas festas. Obrigada por deixares sempre o teu comentário :)

      Beijinhos

      Eliminar