1.9.15

Opinião: Lying Out Loud

Título: Lying Out Loud
Autor(a): Kody Keplinger
Editora: Scholastic
Formato: Ebook
Da Mesma Autora Li Também: The Duff, A Midsummer's Nightmare, Shut Out, Secrets & Lies
Kody Keplinger returns to the world of The DUFF in this brand-new companion novel!

Sonny Ardmore is an excellent liar. She lies about her dad being in prison. She lies about her mom kicking her out. And she lies about sneaking into her best friend's house every night because she has nowhere else to go.

Amy Rush might be the only person Sonny shares everything with -- secrets, clothes, even a nemesis named Ryder Cross.

Ryder's the new kid at Hamilton High and everything Sonny and Amy can't stand -- a prep-school snob. But Ryder has a weakness: Amy. So when Ryder emails Amy asking her out, the friends see it as a prank opportunity not to be missed.
Já não lia um livro da Kody Keplinger desde 2013. Apesar de ter relido o The Duff o ano passado, já tinha saudades de ler uma história nova desta autora, que é uma das minhas escritoras preferidas.

Como se ser um livro novo da Kody Keplinger não bastasse, o Lying Out Loud é também uma companion novel de um dos meus livros preferidos de sempre, o The Duff. Escusado será dizer que as expectativas estavam muito elevadas para este novo lançamento da autora.

A Sonny é a protagonista deste livro e, como está sempre a mentir sobre uma coisa ou outra, podemos achar que é um pouco difícil aproximarmos-nos dela. No início aconteceu isso e não a adorei como personagem principal, mas isso acaba por mudar à medida que percebemos os seus motivos. Ela é uma personagem muito divertida e real, com as suas qualidades mas que também comete bastantes erros. No final, aproximei-me imenso da sua personagem e acabei mesmo por chorar com algumas situações. É uma rapariga que não tem uma vida nada fácil e, por muito que condene a mentira, não consegui ficar chateada com ela. Penso que a autora fez um óptimo trabalho ao revelar ao leitor quem era a Sonny e que, apesar de mentir nunca é a solução, na sua situação era algo compreensível.

Amy é a melhor amiga de Sonny e a irmã do Rush. Gostei da Amy mas houve momentos que ela me irritou um pouco. Gostei da sua atitude no final, mas achei que em algumas situações ela acabou por ser demasiado manipulável. A Amy é uma pessoa que não gosta de confronto e, se eu a compreendo e também sou um pouco assim, acho que quando se trata de algo com um certo grau de gravidade como o que acontece neste livro, há um limite para não reagir e ter medo de confrontar as pessoas quando não estamos felizes com a situação em que fomos colocados. Foi isso que senti com a Amy. Apesar de compreender que a sua personalidade é esta, achei que aquela pacificidade acabou por ser um pouco demais. Claro que esta personagem era precisa para a história avançar, mas acabou por me irritar um pouco.

Ryder Cross é o interesse romântico deste livro e eu acabei por gostar imenso dele. Acho que é um dos típicos protagonistas masculinos que esta autora cria, mas ainda bem, porque essa é uma das principais razões para gostar tanto dos livros desta autora. Ele é irritante no inicio, mas depois acaba por nos conquistar. Gostei imenso dele!

A relação entre o Ryder e a Amy é super querida! Ele apoia-a imenso e ela a ele. Se há alguém que consegue criar uma boa química entre as personagens é a Kody Keplinger e neste livro não desiludiu. Eles são muito queridos e, apesar de ser a típica história amor-ódio, a autora fez um bom trabalho a tornar a sua aproximação e a sua relação o mais real possível. Algo que também me agradou bastante foram os diálogos entre as personagens, que pareceram muito reais e nada forçados. Esta é uma das principais características que me agrada nos livros da autora porque faz com que a história seja muito mais credível e permite-nos perder-nos dentro da história.

A história do livro não é nada de fabuloso mas é algo bastante original e diferente dos típicos livros contemporâneos. Tudo começa quando Ryder, que tem um paixoneta pela Amy, lhe envia um email a convidá-la para sair. Sonny vê nisto uma oportunidade para pregar uma partida a Ryder, mas não conta que este responda e que comece a falar com ele... mas na conta da Amy. A partir daí a história fica um pouco como um episódio de Catfish, mas sem as partes creepy. A autora consegue pegar neste tema e trabalha-lo bastante bem. Apesar de não concordarmos com o que a Sonny faz, conseguimos ver o porquê e compreender as suas razões. A autora consegue pegar numa história que à partida poderia ser bastante óbvia e torná-la num livro super divertido e com algumas surpresas.

Apesar de o Lying Out Loud ser uma companion novel do The Duff, também aparecem personagens dos outros dois livros da autora. Eu que já li todos, gostei bastante de rever algumas personagens e de me recordar da experiência de ler os livros anteriores da autora.

A escrita desta autora é maravilhosa e, para mim, é uma das melhores autoras dentro do género. Este é talvez o meu segundo livro preferido da autora e tenho a certeza que continuarei a ler muitos mais livros seus no futuro.

5 comentários:

  1. Confesso que só li o início e o fim da tua opinião para saber se gostaste ou não do livro, porque já há algum tempo que me deixas bastante curiosa em relação a esta autora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo imenso!
      São livros muito divertidos e queridos mas que não deixam de abordar assuntos mais sérios

      Eliminar
  2. Desde que soube que o The DUFF tinha um livro de companhia que estou super curiosa para o ler.
    E agora com a tua opinião ainda estou mais curiosa.. ^_^
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que leias! Apesar de não ter muito a ver com o The DUFF é um livro que vale a pena ler!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Desde que soube que o The DUFF tinha um livro de companhia que estou muita curiosidade para o ler.. esse e os outros da autora..
    E agora depois da tua opinião ainda com mais vontade estou. ^_^
    Beijinhos*

    ResponderEliminar