20.11.15

Opinião: O Marciano

Título: O Marciano
Título Original: The Martian
Autor(a): Andy Weir
Editora: Topseller
Formato: Paperback
Uma Missão a Marte. Um acidente aparatoso. A luta de um homem pela sobrevivência.

Há exatamente seis dias, o astronauta Mark Watney tornou-se uma das primeiras pessoas a caminhar em Marte. Agora, ele tem a certeza de que vai ser a primeira pessoa a morrer ali.

Depois de uma tempestade de areia ter obrigado a sua tripulação a evacuar o planeta, e de esta o ter deixado para trás por julgá-lo morto, Mark encontra-se preso em Marte, completamente sozinho, sem perspetivas de conseguir comunicar com a Terra para dizer que está vivo. E mesmo que o conseguisse fazer, os seus mantimentos esgotar-se-iam muito antes de uma equipa de salvamento o encontrar.
De qualquer modo, Mark não terá tempo para morrer de fome. A maquinaria danificada, o meio ambiente implacável e o simples «erro humano» irão, muito provavelmente, matá-lo primeiro. Apoiando-se nas suas enormes capacidades técnicas, no domínio da engenharia e na determinada recusa em desistir, e num surpreendente sentido de humor a que vai buscar a força para sobreviver, ele embarca numa missão obstinada para se manter vivo. Será que a sua mestria vai ser suficiente para superar todas as adversidades impossíveis que se erguem contra si?

Fundamentado com referências científicas atualizadas e impulsionado por uma trama engenhosa e brilhante que agarra o leitor desde a primeira à última página, O Marciano é um romance verdadeiramente notável, que se lê como uma história de sobrevivência da vida real.
Não é segredo para ninguém que eu adoro survival stories. Por isso mesmo, quando descobri este livro fiquei imediatamente curiosa para o ler. Quer dizer, um homem sozinho em Marte que tem de conseguir sobreviver até conseguir voltar à Terra?! Quem é que não tem curiosidade em ler sobre isso?

Assim que soube que ia ser um filme, esse foi o motivo que me faltava para finalmente comprar este livro e ler. Contudo, tinha os meus medos quanto à leitura deste livro: nunca tinha lido nada de ficção cientifica que não fosse YA e, mesmo que a história soasse a algo que iria gostar, tinha medo que este livro fosse demasiado fora da minha zona de conforto. Felizmente, apesar de me sentir um pouco como um peixe fora de água em algumas ocasiões enquanto o lia, acabei por gostar muito dele.

Antes de mais, quero falar do porquê de ter optado por comprar este livro em português e o que achei da tradução. Quanto à razão de o ler em português, deveu-se ao facto de ter bastante medo que este livro tivesse pormenores demasiado especificos para conseguir lê-lo em inglês. A minha teoria confirmou-se e sinto que lê-lo em português me ajudou a acompanhar muito melhor a história. Quanto à tradução, não tenho muitas queixas. O livro flui naturalmente, sem erros ortográficos e de edição (que eu tenha reparado). Foi uma das melhores traduções que já li e fez-me voltar a reconsiderar a hipótese de ler livros (que não sejam YA porque essas traduções não obrigada) traduzidos em português. (Quando digo uma das melhores traduções refiro-me em comparação com as poucas que tenho lido nos últimos tempos). A única coisa pela qual tive mais pena foi não poder ter lido certas piadas em inglês que, apesar do esforço notório do tradutor em alcançar as piadas, há coisas que soam melhor na língua original.

Quanto ao livro propriamente dito, de forma geral gostei muito. A melhor parte foi sem dúvida o humor da escrita. A pior parte, que não lhe posso bem chamar pior parte porque acaba por fazer parte do livro, são mesmo as partes mais específicas, como as reacções químicas, os cálculos e basicamente toda a conversa cientifica sobre inúmeras coisas que sinceramente me passaram um pouco ao lado. Apesar disso, nunca me senti completamente sem saber o que estava a acontecer. Podia não perceber bem como é que através de uma reacção química se produzia água, mas sabia o que o Mark tinha de fazer para o conseguir. Nisso acho que o autor fez um bom trabalho em equilibrar essa transmissão de informação e teve a capacidade de escrever um livro de ficção cientifica para todos os tipos de leitores.

Neste livro seguimos a história de Mark em Marte, com um diário pessoal da sua missão, mas temos também a oportunidade de ver a situação através de outras pessoas, como o pessoal que trabalha na NASA, por exemplo. Assim que estes novos narradores foram introduzidos fiquem agarrada ao livro. Quando estava a ler o diário de Mark pensava constatemente no que os da NASA achariam deste momento e vice-versa. 

É um pouco difícil dizer o que achei das personagens porque este não é esse tipo de livro. A única personagem sobre a qual tenho alguma opinião é obviamente o Mark Watney e gostei imenso dele. Nunca tive nenhum problema com a sua personagem nem com a sua voz de narrador. Gostei também muito da equipa da qual Mark pertencia e por mim tinha lido muito mais coisas sobre eles. E não me posso claro esquecer da Annie, a relações públicas da NASA, que é hilariante.

Achei a construção da história muito inteligente, especialmente a introdução de novos narradores ao longo do livro. As reviravoltas são mais que muitas e, quando pensamos que tudo vai correr bem, acontecem coisas que nos deixam sem respiração. Há muito tempo que não lia um livro que me deixasse muito curiosa em cada final de capítulo e há já imenso tempo que não ficava tão chateada por ter de dormir quando tudo o que eu queria era ler mais um bocado.

Este livro é a prova viva de como, por vezes, é preciso estarmos no espírito certo para aproveitarmos um livro ao máximo. Comecei este livro em Agosto, li as primeiras 40 páginas e não fiquei fã. Quando voltei a pegar nele em Outubro, com a intenção de tentar mais uma vez, fiquei completamente agarrada à história e, desde aí, foram 4 dias inteiros a ler este livro em todo o sítio onde pudesse. Se leram as primeiras páginas e não gostaram, tentem ler mais uma vez numa outra altura ou esperem até à página 60/70 porque a partir daí já não vão querer separar-se deste livro.

Mesmo que não sejam fãs ou nunca tenham arriscado em livros de ficção cientifica e estão curiosos para ler este livro, arrisquem! Este livro é completamente fora da minha zona de conforto e foi isso que me fez gostar ainda mais da experiência de leitura. Fiquei agora muito mais entusiasmada para experimentar livros novos e coisas que achei que nunca conseguiria ler com medo de perder o interesse. 

Quanto ao final, não me quero alongar sobre isso, mas queria tanto que este livro tivesse mais umas páginas. Quando o acabei nem queria acreditar que já tinha chegado ao fim. Gostei muito da mensagem final e fez-me desejar que o livro fosse mais longo. 

Concluindo, este é um livro óptimo para qualquer tipo de leitor. É viciante, muito divertido e extremamente interessante. Se não se sentirem à vontade com coisas mais cientificas, não se preocupem porque conseguem ler este livro à mesma. As coisas são todas explicadas de uma forma simples e em momentos em que se sentirem mais perdidos, continuem porque o final vale a pena.

2 comentários: